sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Abismo

O ABISMO

Nesse início de mês, veio um pensamento sobre ABISMO, palavra essa que na Bíblia (Livro Sagrado) é citada no TANAKH (Antigo Testamento) e HABRIT HAHADASHA (Novo Testamento) apenas 50 vezes, citarei algumas.
Faço desse estudo, uma curiosidade e não uma afirmação, mas você já parou para pensar quando o Inimigo de nossas almas foi banido do Paraíso, para onde ele foi enviado?
Existem especulações sobre o possível meteoro que aniquilou os dinossauros, esse forá o momento da queda do Inimigo? Será? ... Mas não é o que estou interessado, meu interesse é onde foi parar ele, ou melhor, onde fica a sua prisão?

Abismo, significados:

Dicionário Mic _ s. m. 1. Cavidade geralmente vertical, cuja abertura está na superfície da terra e cujo fundo é desconhecido.
Wik. _ Também pode ser definido como uma caverna com desenvolvimento predominantemente vertical.
AS PASSAGENS NA BÍBLIA

No início (Abismo = águas)
Gênesis 1:2
"A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas."

Em Noé (Abismo produziu mais águas)
Gênesis 7:11
"... romperam-se as fontes do grande abismo..."

No Mar Vermelho, quando as águas engoliram o farao e seu exército
Exôdo 15:5
"Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra."

Informando que no abismo não habita a Sabedoria (PALAVRA)
Jó 28:14
"O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo."

Abismo = Oceano / Gelo
Jó 38:30
"Como pedra as águas se endurecem, e a superfície do abismo se congela."

Abismo = Oceanos
Salmos 107: 23 - 25
"Os que descem ao mar em navios, os que fazem comércio nas grandes águas, esses vêem as obras do Senhor, e as suas maravilhas no abismo. Pois ele manda, e faz levantar o vento tempestuoso, que eleva as ondas do mar."

Abismo = Oceano, quando Jonas foi engolido pelo grande peixe (possível Baleia)
Jonas 2:5
"As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça."

Abismo, local onde está a fonte do Fogo no fim dos tempos (Apocalipse 9)
Amos 7:4
"Assim me mostrou o Senhor Deus: eis que o Senhor Deus ordenava que por meio do fogo se decidisse o pleito; o fogo, pois, consumiu o grande abismo, e também queria consumir a terra."

Abismo = local, referência ao Inimigo (analogia a Tiro/Assíria e ...).
Isaías 14:15
"Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo."

Abismo = Profundezas ... Nessa passagem abaixo, eu entendo que após o Inimigo ser  lançado no abismo, o Senhor cobriu com as águas, dando a idéia que o abismo esteja abaixo, ou como referência de profundezas.
Ezequiel 31:15
"Assim diz o Senhor Deus: No dia em que ele desceu ao Seol, fiz eu que houvesse luto; cobri o abismo, por sua causa, e retive as suas correntes, e detiveram-se as grandes águas; e fiz que o Líbano o pranteasse; e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram."

Abismo = Local dos anjos caídos
Lucas 8:30 - 31
"Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião; porque tinham entrado nele muitos demónios. E rogavam-lhe que não os mandasse para o abismo."

Abismo = Divisão entre o Seio de Abraão x Local de Tormento
Lucas 16:26
"E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós."

Abismo = Local dos mortos
Romanos 10:7
"ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos)."

Abismo = Prisão / Local de punição / Inferno / Tartarus (v. HCSB)
2Pedro 2:4
"Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;"

Abismo = Possível Vulcão ou faz referência a AMOS 7:4
Rev 9:1 - 2
"O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar."

Abismo = Local que possui um anjo como governante
Rev 9:11
"Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadon e em grego Apolion."
Abismo = Local / Inferno
Rev 11:7
"E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra e as vencerá e matará."

Abismo = Local onde a besta está
Rev 17:8
"A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo, e vai-se para a perdição; e os que habitam sobre a terra e cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo se admirarão, quando virem a besta que era e já não é, e que tornará a vir."

Abismo = Local de prisão
Rev 20:1 - 3
"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo."

Abismo = local de morada do dragão (inimigo)
Isaías 27:1
"Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o Leviatan, a serpente fugitiva, e o Leviatan, a serpente tortuosa; e matará o dragão, que está no mar."


CURIOSIDADES DO OCEANO ou também ABISMO, como visto nos versículos acima citados.

1 _ O tão conhecido Triângulo das Bermudas, e abaixo algumas tentativas de explicações sobre os fatos que lá outrora ocorreram:

a) Fortes correntes da água;
b) Tempestades de vento;
c) Mudanças climáticas violentas;
d) Pertubarções Electromagnéticas;
e) Repentina e grande neblina que ofusca a visão;
f) Vortíces da "Quarta Dimensão" / Buraco de minhoca/ Rasgão do tempo;
g) Teoria de Sanderson: Sugere existência de uma civilização que veio a desenvolver-se sob a água, atualmente seria encontrada muito mais adiantada que a que vive na superfície;
h) Humanos com armas de anti-gravidade;
i) Restos de cristais da Atlântida, o continente desaparecido;
j) Objetos Voadores não Identificados;
k) Grandes bolhas de Gás Metano : Se inalado, pode causar asfixia, parada cardíaca, incosciência e até mesmo danos no sistema nervoso central;
l) Monstro Marinho - Leviatã, Magnathorax.

2 _ O Mar do Diabo, também chamado de Triângulo de Formosa:

Localiza-se na costa do Japão, em uma região do Pacífico nas proximidades da Ilha Miyake, a cerca de 177km ao sul de Tóquio. Assim como o Triângulo das Bermudas, o Mar do Diabo não aparece em nenhum mapa oficial, mas seu nome é utilizado por pescadores japoneses. Essa é uma área conhecida por desaparecimentos estranhos de navios e aviões.
Outra lenda diz que, assim como o Triângulo das Bermudas, o Mar do Diabo é a única outra área em que uma bússola aponta para o Norte real em vez do Norte magnético.
Uma teoria popular diz que a atividade vulcânica ao redor da área, especialmente um vulcão submarino, poderia ser a causa dos desaparecimentos.

3_ Outras curiosidades do Oceano (Abismo), estranhos sons captados, são eles:

1997 - batizado de Bloop - tinha origem mecânica e foi registrado por microfones de alta profundidade ao largo da costa sul da América do Sul, abaixo das coordenadas 50S e 100W. De acordo com pesquisadores da NOAA, Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, dos EUA, o ruído foi emitido diversas vezes durante o verão de 1997 e foi forte o suficiente para ser captado por múltiplos sensores em um raio de 5 mil quilômetros;

Previem Sinal Bloop

1999 - Sinal Julia - 01/03 às 22h18 UTC abaixo das coordenadas 15S e 98W. A fonte do som é desconhecida, mas foi forte o bastante para ser captado por todos os sensores da Matriz de Hidrofones do Pacífico Equatorial. A duração é de aproximadamente 15 segundos, com frequência compreendida entre 0 e 50 Hertz. Da mesma forma que o som Bloop, foi acelerado 16 vezes para ser apresentado;
Preview Sinal Julia

1997 - Sinal Train - 05/03 Som que também cresce em frequência, mas com variação bem menos acentuada que os outros registros. Frequência entre 0 e 50 Hertz;
Preview Sinal Train

1991 - Sinal UpSweep - Este som foi detectado quando o Pacific Marine Environmental Laboratory, PMEL, começou os registros em 1991. O áudio consiste em um longo trem de pulsos de banda estreita e varredura crescente, Sua localização é próxima a um local de atividade sísmica e vulcânica, sob as coordenadas 54S e 140W, mas a origem do som é desconhecida. O nível das emissões vem decaindo desde 1991, mas os sons ainda são captados pela Matriz de Hidrofones do Pacífico Equatorial, da NOAA.
Preview Sinal UpSweep

A Pesquisa sobre as curiosidades, foi retirada de vários sites na w.w.w.

Conclusão:

Apesar de noticiado ocasionalmente nos tablóides vendidos em supermercados, o outrora famoso Triângulo das Bermudas hoje sobrevive como nota-de-rodapé nas histórias dos modismos e sensações passageiras.

Finalizando, a prisão da antiga serpente que encontrasse no abismo aguardando seu tempo, tem seu local físico, todavia é espiritual, mas um local ela tem que ter para ficar. Assim acredito que seja as profundezas do oceano, local onde o humano não pode chegar. Por fim, tirem suas próprias conclusões.

Nenhum comentário: